O que faz um dentista clínico geral?
O dentista em questão — que, para facilitar, vamos chamar de clínico geral — é um profissional que se graduou em odontologia e tem como foco o tratamento de dentes, boca e ossos da face. Como o próprio nome diz, ele ajuda com situações mais genéricas. Porém, isso não quer dizer que o trabalho dele seja simples.
O clínico geral é, normalmente, o responsável pelo atendimento primário dos pacientes odontológicos, sendo encarregado de encaminhá-los a outros especialistas ou, em casos menos complexos, de resolver o problema encontrado. A sua função é garantir a qualidade da mordida, a saúde da gengiva e dos dentes, além de auxiliar com a higiene bucal.
Esse profissional pode, ainda, realizar procedimentos mais simples, como:
- limpeza;
- restauração;
- remoção de tártaro e cáries;
- aplicação de flúor;
- orientar práticas educativas para garantir a saúde bucal.
Geralmente, ele é o encarregado a dar diagnósticos sobre qualquer problema que você desenvolva na boca. Assim, o clínico geral é capaz de indicar o melhor tratamento e, se for o caso, encaminhar o paciente ao especialista mais adequado.
O que faz um cirurgião dentista?
O cirurgião dentista é um profissional graduado em odontologia e que apresenta especialização em uma área mais específica de estudos. Você se lembra de que o clínico geral é o responsável pelo atendimento primário? Pois bem, quando ele não pode resolver a situação, o paciente é encaminhado para o cirurgião dentista.
O que torna o atendimento do clínico geral tão importante é que cada cirurgião dentista tem uma especialidade diferente e só ele será capaz de indicar qual é o profissional adequado para cada caso.
Com o diagnóstico em mãos, o cirurgião dentista tem, na maioria das vezes, a função de fazer uma pequena intervenção cirúrgica, a fim de tratar o problema que afeta a saúde do paciente.
Como você já deve saber, esse profissional é bastante versátil, podendo atuar com os mais diversos tratamentos que envolvem a região bucal. Dentre os procedimentos realizados, podemos citar alguns como:
- extração de dentes;
- bichectomia;
- implante de próteses dentárias;
- cirurgias corretivas (para melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca);
- tratamento de cânceres bucais;
- procedimentos emergenciais etc.
Assim como o clínico geral, o cirurgião dentista também é capaz de analisar quadros clínicos e dar diagnósticos. Porém, o ideal é que ele só entre em ação na hora de realizar o procedimento odontológico, pois isso vai reduzir o tempo gasto para resolver o problema e garantir um tratamento mais acertado, já que o profissional contará com um direcionamento feito pelo clínico.
A depender da área de especialização do cirurgião, os procedimentos que ele pode realizar variam. O mais interessante é que esses profissionais podem realizar desde procedimentos estéticos até atendimentos de emergência. Seja para tratar a dor de dente, seja para deixá-los mais bonitos, é com o cirurgião dentista que você deve contar.